Arquivos sonoros: coro sempre vivo

MarioNotaDiscoteca

Aconteceu entre os dias 19 e 22 Julho, o I Encontro Internacional de Discotecas no Centro Cultural de São Paulo. Com abertura musical do antropólogo Anthony Seeger, o evento faz parte das comemorações dos 80 anos da Discoteca Oneyda Alvarenga, organizado em parceria entre a Discoteca e o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP). Do encontro que debateu a guarda, preservação e acesso de seus acervos, participaram dezenas de instituições brasileiras e estrangeiras, bem como colecionadores particulares, guardiões ou proprietários de arquivos sonoros e musicais dos mais diversos tipos – discos, partituras, instrumentos musicais, aparelhos de reprodução sonora, hemerotecas e bibliotecas especializadas em música, entre outros.

As apresentações revelaram os diversos caminhos da preservação e uso das memórias sonoro-musicais, bem como demonstraram a centralidade do som para as discussões sobre cultura e memória. Alguns dos muitos exemplos de documentos mantidos pelas instituições participantes do encontro e que podem enriquecer esse debate sobre som e cultura são as pesquisas fonético-fonológicas com populações rurais da França no início do século XX guardadas no acervo da Biblioteca Nacional da França; os registros de canções eclesiásticas do século XVI compostas em línguas indígenas guardados no acervo da Fonoteca Nacional do México; os instrumentos indianos trazidos pela família real portuguesa e mantidos pela Biblioteca Alberto Nepomuceno; as gravações de marchinhas de carnaval em ídiche no acervo do Instituto Memória Brasil; as coleções de músicos eruditos latino americanos, que revelam a face musical do movimento pan-americanista, mantidos pelo Centro de Música Latino Americana da Universidade de Indiana; ou ainda, as gravações de músicos populares brasileiros em Portugal no começo do século XX, localizadas pelo pesquisador Pedro Aragão da UNIRIO.

Muitas dessas instituições possuem acervos digitalizados disponíveis para consulta online, acessíveis através dos links abaixo.

Sítios online das instituições participantes:

Discoteca Oneyda Alvarenga http://centrocultural.cc/discoteca/
Instituto Smithsonian http://www.folkways.si.edu/folkways-recordings/smithsonian
Biblioteca digital da Escola de Música Alberto Nepomuceno http://www.docpro.com.br/escolademusica/bibliotecadigital.html
Setor de Artes Performáticas da Biblioteca Pública de Nova Iorque https://www.nypl.org/locations/lpa
Centro de Música Latino Americana da Universidade de Indiana http://music.indiana.edu/lamc/about/index.shtml
Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro http://www.mis.rj.gov.br/
Instituto Moreira Salles http://www.ims.com.br/ims/
Conservatório de Tatuí http://www.conservatoriodetatui.org.br/
Fonoteca Nacional do México http://www.fonotecanacional.gob.mx/
Centro de Documentação de Música Contemporânea da Unicamp http://www.ciddic.unicamp.br/
Departamento de audiovisual da Biblioteca Nacional da França http://www.bnf.fr/fr/la_bnf/dpt_aud.html
Instituto Cultural Cravo Albin http://institutocravoalbin.com.br/

 

 

Imagem: Mário de Andrade, Oneyda Alvarenga e Silvio Alvarenga.

Fonte: Acervo do IEB-USP, http://www.ccsplab.org/maisccsp/oneyda-alvarenga-e-seus-concertos-de-discos-programa-2/

Imagem de chamada: Centro Cultural São Paulo, http://www.centrocultural.sp.gov.br/imas/agosto/especial-discoteca.jpg

Share Button