Links

Plataformas, Projetos, Grupos

 

https://maresantropologia.wordpress.com/

MARES – Religião . Arte . Materialidade . Espaço Público é um Grupo de Pesquisa em Antropologia, registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, que integra professores e estudantes em nível de pós-graduação do Rio Grande do Sul, de São Paulo e do Rio de Janeiro em torno das temáticas que dão nome ao coletivo.

 

http://grupomesclas.com.br

o MESCLAS: Memória, Espaço e Culturas – grupo de pesquisa interdisciplinar vinculado ao CECULT /Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – se dedica a investigar a produção e reprodução da cultura em sua relação dialética com as transformações globais, entendendo as diversas memórias e narrativas capilarizadas nos cotidianos dos sujeitos e materializadas nos espaços e experiências artísticas impressas nos lugares.

 

http://www.archivosenuso.org/

Archivos en uso é um projeto coletivo promovido por um conjunto de grupos de trabalhos da Red Conceptualismos del Sur e do Grupo de Estudios sobre Arte, cultura y política en la Argentina reciente, vinculado ao Instituto de Investigaciones Gino Germani, da Faculdade de Ciências sociais da Universidade de Buenos Aires.

 

http://www.anthropologies-of-art.net/articles

Anthropologies of Art [A/A] é uma rede internacional de pesquisadores que privilegiam abordagens antropológicas para o estudo das artes.

 

http://www.materialworldblog.com

Material World é uma plataforma on line interativa para debates, discussões e pesquisas dedicadas a pensar a centralidade da cultura material e visual no mundo contemporâneo, vinculado ao departamento de antropologia do University College London.

 

http://architectureineffect.se/index.php

Architecture in Effect: Rethinking the Social in Architecture é um grupo de pesquisa associado ao KTH School of Architecture, da Suécia,  que reúne arquitetos, urbanistas, paisagistas e filósofos de nove universidades suecas, além de um conjunto de orientadores situados em instituições em outras universidades européias e americanas. Suas pesquisas têm por foco o papel e a agência da arquitetura nos contextos políticos, sociais e culturais.

 

Periódicos e Publicações

 

http://www.redobra.ufba.br/

REDOBRA é uma publicação semestral do projeto de pesquisa “Laboratório Urbano: Experiências metodológicas para a compreensão da complexidade da cidade contemporânea” densenvolvido pelo grupo de pesquisa Laboratório Urbano – PPG-AU/FAUFBA. REDOBRA integra a plataforma de ações CORPOCIDADE, realizada em parceria com o grupo de pesquisa LABZAT – PPG-Dança/UFBA.

 

http://www.revistaproa.com.br

PROA, Revista de Antropologia e Arte, é uma publicação vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do IFCH-UNICAMP.

 

http://hemisphericinstitute.org/hemi/

A e-misférica é uma revista bienal e multilingue publicada pelo Instituto Hemisférico de Performance e Política, uma rede de colaborações artísticas, acadêmicas e pedagógicas em torno da complexidade estética e política das práticas corporais nas Américas. Envolvendo pesquisadores, ativistas e artistas, o Instituto promove cursos e encontros, além da criação de arquivos e publicações dedicadas a abordagens interdisciplinares sobre as relações entre performance e vida política.

 

http://concinnitas.kinghost.net/index.cfm

A revista Concinnitas é uma publicação semestral do Instituto de Artes da UERJ, criada em 1996 e, a partir de 2005, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES).

 

 Bibliotecas e arquivos virtuais

 

http://www.oozebap.org/biblio/index.htm

Uma biblioteca pública virtual que congrega uma de livros, revistas e artigos relacionados ao continente africano e ao Islã, organizada pela associação cultural OOZEBAP de Barcelona.

 

Share Button