ASA no LAH

No dia 17 de abril de 2019 a integrante do ASA, Júlia Goyatá, foi apresentar alguns dos resultados de sua pesquisa de doutorado no Laboratório de Antropologia e História, o LAH, no Museu Nacional, Rio de Janeiro. Parte da série de seminários intitulada “Corpos em Movimento”, a palestra de Júlia teve como título “Materialidades vodu entre ciência e arte: as experiências do Bureau d’Ethnologie e do Centre d’Art no Haiti”.

A autora propôs descrever o nascimento e os primeiros anos de atividades dessas instituições, atentando especialmente para os projetos museológicos de ambas, acompanhando como nesse período operou-se uma transição com relação ao tratamento das materialidades vodu, que, antes demonizadas, passam a ser valorizadas e compreendidas em uma oscilação instável e constante entre os campos de interesse das ciências e das artes.

A fotografia acima é do antropólogo Alfred Métraux (1902-1963) e foi retirada em 1948, período em que esteve no Haiti como coordenador de um Projeto Piloto de Educação de Base da Unesco e em que paralelamente realizou pesquisas sobre o vodu. (Fonte: acervo do Museu do Quai Branly – Paris).

Share Button