Criação, criações


No seminário Criação, criações, Fernanda Peixoto propõe uma exploração sobre a criação, afastando-a de certas trilhas correntes que tendem a associá-la ao engenho inventivo de um sujeito (individual ou coletivo) e à elaboração de coisas novas, em função de projetos que incidem sobre o mundo ao redor.

O intuito é testar os rendimentos analíticos da noção quando experimentada em domínios outros, de modo que diferentes sentidos e teorias da criação possam se iluminar reciprocamente, alargando compreensões. Tais reflexões, ainda preliminares, vêm sendo alimentadas por interlocuções diversas: com colegas antropólogos, por ocasião da elaboração de um projeto de pesquisa; com estudantes, em cursos oferecidos na universidade; por fim, com especialistas de outros domínios. Todas se mostram fundamentais para o exame das semânticas da criação.

O encontro irá se concentrar nas sugestões lançadas pela medievalista Mary Curruthers sobre as relações entre memória e criação, bem como pelo sinólogo François Jullien, que interpela a imprescindibilidade da noção de criação. 

Link:
https://www.youtube.com/watch?v=InZk39sse3Y

Share Button