Enciclopédia de Antropologia

Fruto da parceria entre alunos e professores do Departamento de Antropologia da USP, o projeto da EA [http://ea.fflch.usp.br], como é conhecida, nasceu em sala de aula e ganhou públicos mais amplos em dezembro de 2015, com a ajuda de um site especialmente concebido para ela. Trata-se de uma obra coletiva que visa sobretudo (mas não só) o leitor iniciante em antropologia: em seu vocabulário conceitual, suas principais obras e autores. O nome escolhido para o projeto, “Enciclopédia”, não tem a pretensão de totalidade ou completude; ao contrário, a EA está em permanente constituição, ampliada em função das pesquisas e reflexões conjuntas de docentes e discentes que assinam os verbetes, individual ou coletivamente. O seu objetivo primeiro é difundir o conhecimento produzido na universidade, fazendo com que nossos textos e produções ultrapassem os muros da academia; o que significa também o aprendizado de uma modalidade de escrita clara e limpa, despedida de jargões e notas, que possa atingir todo e qualquer interessado nos temas e problemas com os quais lida a antropologia, em suas diferentes ramificações.

Em 2018 a equipe editorial da Enciclopédia cresceu com a chegada de colegas de diferentes universidades paulistas: UNICAMP, UNESP
Araraquara , UFSCAR e UNIFESP. Com essas novas presenças, a EA se renova, ganhando ares, temáticas e perspectivas inéditas. A página do facebook [https://www.facebook.com/eafflch/] , muito visitada,  e a atenção recente da mídia ao trabalho são sinais do grande interesse que ele vem despertando [https://www.nexojornal.com.br/expresso/2019/07/22/Este-site-é-uma-enciclopédia-de-antropologia].

Share Button