Intimidade, incerteza: formas de habitar e modos de saber
Espacialidades da intimidade e reflexões etnográficas sobre o habitar são os temas centrais de dois artigos recentemente publicados por Eduardo Álvarez Pedrosian, a partir de sua pesquisa de pós-doutorado realizada junto ao Coletivo ASA.
Em “Vislumbrando intimidades: narrativas espaciales en tránsito” publicado pela Revista ContraTexto da Universidade de Lima, o autor dirige seu foco aos espaços da intimidade – dimensão muitas vezes deixada de lado nos estudos sobre comunicação e cidade – para discutir as transformações das formas de habitar no quadro de projetos socio-habitacionais promovidos pelo Estado no Uruguai.
Já em “Etnografía prospectiva: el trabajo en la fragilidad, lo incierto e incipiente” a mesma pesquisa sobre o habitat e o habitar leva Pedrosian a abordar as incertezas do trabalho de campo como dimensão necessária e desejável da produção de conhecimento, refletindo sobre a importância que o estranhamento e a reflexividade próprios da prática etnográfica adquirem no contexto contemporâneo. O artigo foi publicado na Revista Iluminuras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Para baixar os artigos completos acesse:
Revista Iluminuras, Porto Alegre
Imagens: Laboratorio Transdisciplinario de Etnografía Experimental, Instituto de Comunicação, UDELAR.