O gênero da música – lançamento na Livraria Martins Fontes
Por Luísa ValentiniO livro de Dalila Vasconcellos de Carvalho, adaptação de dissertação de mestrado defendida em 2011, interpela a noção de vocação no âmbito da música de concerto, mostrando como, no Brasil da primeira metade do século XX, essa noção era atravessada, entre outras convenções, pelas de gênero, atribuindo a homens e mulheres musicistas papéis bem conformados, diferentes e assimétricos.
A análise se faz através do acompanhamento biográfico de duas musicistas mulheres de trajetórias singulares, que trilharam, a partir de sua formação em piano, rumos que transbordavam a convenção da pianista de concerto: Helza Cameu (1903-1995), compositora e musicóloga, e Joanídia Sodré (1903-1975), regente e diretora da Escola Nacional de Música. A autora mostra como as vidas dessas duas musicistas constituem casos privilegiados para a observação da produção de novos sentidos no delineamento de carreiras femininas e masculinas na música.
Imagem: a maestrina Joanídia Sodré (1903-1975), ainda uma jovem aluna de piano na residência do professor e compositor Alberto Nepomuceno (1864-1920). Fotografia que integra os materiais levantados pela pesquisa de Dalila V. de Carvalho.