Moderno Bandeirante: lançamento

Moderno Bandeirante_convite

Reconhecido como personagem central pelo grupo de intelectuais e artistas ligados à Semana de Arte Moderna de 1922, Paulo da Silva Prado (1869-1943) é muitas vezes deixado de lado pelos estudiosos do período, mencionado apenas nas análises de bastidores. Em Moderno Bandeirante: Paulo Prado entre espaços e tradições, Thaís Waldman coloca em primeiro plano a obra, o percurso e o legado de Paulo Prado, observando atentamente suas redes de sociabilidade e inserção.

Além de ser um dos maiores exportadores e produtores de café da época, autor de dois livros sobre a história de São Paulo e a formação do povo brasileiro – Paulística (1925) e Retrato do Brasil (1928), também publicou editoriais, artigos e resenhas em importantes periódicos, (re)editou documentos inéditos sobre o período colonial, participou da fundação e do controle de revistas modernistas, e marcou presença como um dos principais organizadores e financiadores da Semana de 1922.

Paulo Prado foi em vários sentidos um importante mediador entre diferentes universos: seja com uma figura-ponte entre o ensaísmo da década de 1920 e aquele que terá expressão maior em 1930, em obras como as de Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre e Caio Prado Júnior; seja como elo fundamental entre os modernistas e o grupo de intelectuais que compõem a geração anterior a sua, a de seu tio, o jornalista e monarquista Eduardo Prado (1860-1901) e do historiador cearense Capistrano de Abreu (1853-1927).

Ao enfrentar analiticamente a produção de Paulo Prado e o contexto no qual ela foi gestada, Thaís Waldman procura definir a posição central do autor no universo intelectual da época, levando a sério suas ideias e formulações, que ficam a meio caminho entre a arte e a ciência, a literatura e a história.

Editado com apoio da FAPESP, o Livro será lançado no dia 10/11, das 18h30 às 21h30, na Livraria Martins Fontes, na Avenida Paulista, n.509, São Paulo.

Moderno Bandeirante: Paulo Prado entre espaços e tradições está disponível para aquisição pelo site da editora:

http://www.alamedaeditorial.com.br/moderno-bandeirante/

Imagem: Capa da programação da Semana de Arte Moderna, ilustrada por Di Cavalcanti.

Share Button