São Paulo a partir de seus lugares difíceis

O Guia dos Lugares Difíceis de São Paulo partiu de uma ideia coletiva, ainda vaga, em sala de aula, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Trata-se de um guia turístico que procura orientar seus visitantes mostrando a capital paulista a partir de seus desafios, disputas e traumas coletivos, revelando camadas de tensões, silenciamentos, violência e violação de direitos.

Se lugares difíceis não faltam em São Paulo, o Guia procura selecionar lugares de memórias que façam jus a diversas e distintas histórias de dificuldades e lutas ao longo dos 462 anos de história paulistana, para que seja usado como um instrumento para interpretar a cidade e aprender com ela.

Os lugares difíceis estão dispostos em nove categorias: segregações, resistências, invisibilidades, morte, moradia, urbanismos difíceis, violências de Estado, difíceis lugares fáceis e outros urbanismos difíceis. O Guia contou com a colaboração de Thaís Waldman, pesquisadora do Coletivo ASA.

Para saber mais:

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2019/10/27/O-turismo-que-mostra-as-partes-dif%C3%ADceis-da-hist%C3%B3ria-das-cidades?utm_source=socialbttns&utm_medium=article_share&utm_campaign=self&fbclid=IwAR3s68BbBHSmpGB3sTWG7HcGdzBtLIgj1XjWkZL1LoUXW134JeFB-wuzh08

https://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral,guia-dos-lugares-dificeis-de-sao-paulo-revive-cenarios-esquecidos,70003082932

Share Button