Sexta do mês: museus, arte e antropologia

A sexta do mês é um evento mensal organizado pelos alunos do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social que visa debater temas clássicos da disciplina aliando-os à problemáticas contemporâneas. Na edição de agosto de 2018 haverá uma mesa em torno do tema “Museus, arte e antropologia” suscitada pela repercussão da exposição Histórias afro-atlânticas, que ocorre no Museu de Arte de São Paulo (MASP) desde o dia 29/06 e vai até o dia 21/10 de 2018.

O debate que traz as professoras Lilia Schwarcz e Lux Vidal, ambas da própria USP, conta também com a mediação de Júlia Vilaça Goyatá, doutoranda do PPGAS e membro do ASA. A ideia do evento é discutir os limites e contaminações entre a arte e a antropologia pensando em como a última tem atuado, inclusive, nos espaços institucionais dos museus e nas curadorias de exposições.

“Qual o lugar das artes indígenas ou tradicionais, sua exposição e comercialização? De que forma a Antropologia se conecta, historicamente, a diferentes empreendimentos museológicos e como tem operado inovações neste campo? Que avanços teóricos esses engajamentos têm fomentado na reflexão antropológica sobre formas expressivas? Como as categorias raça e arte transitam nesses processos e se relacionam com o debate e a luta descolonizante? Quais as transformações epistêmicas envolvidas nas realocações dos objetos de exposição para as aldeias/ lugares de “origem”?

Estas são algumas das perguntas, também caras às produções de muitos dos pesquisadores do coletivo ASA, propostas pela comissão da sexta do mês para aquecer o debate. Vale à pena conferir o evento!

SEXTA DO MÊS DE AGOSTO: dia 29/08, às 14hs na sala 24 – FFLCH (Prédio do meio) – USP.

Share Button