Tese premiada

A tese de doutorado de Thaís Waldman, orientada por Fernanda Peixoto, recebeu nos Estados Unidos o prêmio de melhor tese em Humanidades (Antonio Candido Prize), concedido pela Latin American Studies Association (LASA), em maio de 2019. 

Intitulada Entre batismos e degolas: (des)caminhos bandeirantes em São Paulo, a tese acompanha as flutuações e os percursos de um personagem que condensa e articula diferentes embates, temporalidades e sentidos. Presença incontornável na capital paulista, o bandeirante se insere em frentes, espaços e ramos diversos, sendo cultivado e recriado em um movimento permanente. Para além de figura histórica do período colonial brasileiro, trata-se da invenção de uma metrópole que ele mesmo ajuda a produzir, numa operação na qual sobrepõe, cruza, destrói e reinventa falas, atitudes e miradas, muitas vezes contraditórias.

Ao trazer o bandeirante para o primeiro plano (balizando os usos que pessoas e grupos fazem desse personagem para dar sentido a suas experiências em momentos e lugares específicos), a tese procura mostrar como suas tão variadas encarnações não se substituem uma à outra, em linha diacrônica, mas convivem, muitas vezes de modo tenso e ambíguo, em distintos enredos simultâneos.

Para mais informações sobre o prêmio, acesse:
https://sections.lasaweb.org/sections/brazil/show.php?type=news&id=419&pg=2

A tese está disponível em:
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-10102018-150420/pt-br.php


Share Button