Viagem como vocação
Publicado pela EDUSP, o livro de Fernanda Peixoto trata de viagens dos mais variados tipos: viagens profissionais, de estudo, pesquisa e formação; viagens de passeio e turismo; viagens de descoberta e reconhecimento; viagens exteriores (deslocamentos no espaço) e interiores (que transformam os viajantes); viagens livrescas e expedições científicas. Os sete capítulos que compõem o volume nos colocam diante de uma produção variada de autores como Roger Bastide, Pierre Verger, Michel Leiris e Gilberto Freyre entre outros: os materiais analisados são ensaios, artigos acadêmicos, textos jornalísticos, relatos de viagem e prosa de ficção, correspondências, diários, escritos de ocasião, anotações, desenhos e fotografias, a partir dos quais a autora investiga processos de confecção do conhecimento e os bastidores do trabalho intelectual. Profissão e vocação; formação e transformação; geografias, trânsitos e redefinições de pontos de vista: circulação de saberes e parcerias; viagem e memória; a condição estrangeira (suas potencialidades e limites), todos estes são temas e problemas que essas experiências de viagem trazem à tona, cada qual ao seu modo.
O evento de lançamento ocorre no dia 26 de agosto de 2015, das 19h às 22h, no Bar Canto Madalena, Rua Medeiros de Albuquerque, 471, Vila Madalena, São Paulo
O livro está disponível para aquisição pelo site da editora no link abaixo:
A viagem como vocação: itinerários, parcerias e formas de conhecimento. Autora: Fernanda Arêas Peixoto, São Paulo: Edusp, 2015.
Imagem: fotografia de W.B. Seabrook, analisada por Michel Leiris em Documents, n. 8, 1930, p.461. Fornecida pela autora.
Imagem de chamada: Gilberto Freire em campo. Fonte: Fundação Gilberto Freyre